quarta-feira, 15 de junho de 2011

E você, sabe o que é a Univa?


A União dos Universitários de Venâncio Aires (Univa) é a entidade que, como o próprio nome diz, representa os universitários venâncio-airenses. Sua atuação é voltada aos estudantes que moram na Capital do Chimarrão mas se deslocam até a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para estudar. Já são mais de 30 anos de atuação.
O principal objetivo da Univa é garantir o preço justo e acessível da passagem e um transporte seguro e de qualidade para quem depende de ônibus para chegar na universidade. O intuito é reduzir os custos e facilitar o acesso ao ensino superior, o que acaba refletindo no próprio desenvolvimento profissional do município.
Na prática, a diretoria da entidade é responsável pro fretar um transporte seguro e acessível para disponibilizar aos universitários. E mesmo quem não utiliza o ônibus contratado pela Univa acaba sendo beneficiado, afinal, ela atua como reguladora dos preços do transporte universitário que se deslocam de Venâncio até Santa Cruz.
Para garantir que tudo isso funcione de forma correta e que as passagens não tenham alterações excessivas no preço, os integrantes da diretoria (presidente, vice-presidente, tesoureiro, vice-tesoureiro, secretário e vice-secretário) se responsabilizam pelas cobranças dos ônibus e o pagamento da empresa contratada, a cada quinzena. E para que não haja quebras de caixa e se consiga manter o trabalho em dia, é preciso bastante dedicação. O preço cobrado pela passagem é o mínimo possível (R$ 5,50 antecipada ida e volta) e não gera lucro para a entidade.
E é para dar conta disso que a Univa realiza promoções para arrecadar fundos, como as rifas e a Feijoada. Tanto nessas atividades quanto no dia a dia, a contribuição de cada universitário é importante para fortalecer o trabalho e garantir a continuidade da instituição e, consequentemente, do auxílio indireto aos alunos. Colaborar não é difícil. Cada passageiro a mais no ônibus é a certeza de um lugar vazio a menos e a redução do prejuízo.
Além disso, entender a atuação dos cobradores, tanto durante as cobranças nos ônibus quanto a correria fora dali, possibilita que os próprios alunos reconheçam um trabalho feito de universitários para universitários. Aliás, quem tiver interesse em se juntar à causa e trabalhar pelo bem comum pode mandar um e-mail para univa_va@yahoo.com.br ou falar com um dos integrantes da diretoria. Obrigado pela colaboração!

Nenhum comentário: